sexta-feira, 11 de setembro de 2009

<title> <meta name="GENERATOR" content="OpenOffice.org 3.0 (Linux)"> <style type="text/css"> <!-- @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } --> </style> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; color: rgb(153, 153, 153);" align="center"><span style="font-size: 16pt;font-size:85%;" ><b>Idosos</b></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm; font-weight: bold; color: rgb(153, 153, 153);" align="justify"><span style="font-size:85%;"><u>Idosos na sociedade:</u></span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-size:85%;">Segundo o IBGE, estimativas indicam que 32 a 33 milhões de pessoas estão com idade superior a 60 anos. Esse segmento vem tendo um crescimento acelerado como resultado do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço na área de saúde e a redução da taxa de natalidade.</span></p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"> </p> <p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-size:85%;"> A importância dos idosos para o país não se resume a sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por não-idosos.</span></p><p class="western" style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"> <meta equiv="CONTENT-TYPE" content="text/html; charset=utf-8"> <title>

Dificuldades:

São muito diferentes os problemas enfrentados pelos idosos hoje em dia. Infelizmente, a sociedade em geral, não os valoriza, o que torna ainda mais complicado a vida destes. Aqui estão os mais comuns problemas enfrentados:

- A violência é uma realidade cada vez mais assombrosa na vida dos idosos e ainda assim inexistem delegacias especiais de defesa dos idosos em mais de 95% das cidades brasileiras. Doze por cento dos 18 milhões de idosos do Brasil sofrem algum tipo de violência. Na maioria das vezes os agressores são os próprios filhos e as vítimas são mulheres.

- As filas em bancos e demais estabelecimentos comerciais, destinadas aos idosos, são mais longas que as demais.

- Os assentos e vagas para idosos em veículos de transporte coletivo nunca são suficientes para todos, que ainda têm que dividi-los com gestantes e pessoas com necessidades especiais.

- Os equipamentos públicos para lazer e entretenimento para idosos são raros.

- Os planos de saúde desrespeitam cláusulas contratuais submetendo aos idosos a agravamento de problemas em suas condições físicas e psicológicas.

- As famílias abandonam seus idosos, que são colocados à própria sorte em asilos clandestinos e inadequados, que nunca, ou muito pouco são vistoriados pela vigilância sanitária.

Estatuto do idoso:

Principais direitos nas seguintes áreas:

Saúde

- O idoso tem atendimento preferencial no SUS;

- A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso constante, deve ser gratuita.

Transporte coletivo

- Idosos maiores de 65 anos têm direito a transporte coletivo público gratuito;

- Nos veículos de transporte coletivo é obrigatório a reserva de 10% dos assentos aos idosos, com aviso legível.

Violência e abandono

- Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.

Lazer, cultura e esporte

- Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades ligadas a cultura, esporte e lazer.

Trabalho

- É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados e quem descumprir essa lei poderá ser punido;

- O primeiro critério de desempate em concursos públicos é o da idade, com preferência aos concorrentes com idade mais avançada.

Habitação

- É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais aos idosos nos programas habitacionais públicos.


Ananda Máximo

Giovanna Martins

Júlia canto

Natalie Brito

Rebeca Simas

Renata Alencar



Nenhum comentário:

Postar um comentário